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ALIMENTOS e envelhecimento


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Nos últimos tempos, e aos poucos, as pessoas vão lentamente tendo a consciencia da importância que o alimento tem na nossa saúde.

No século V aC, Hipócrates referiu “Deixe seu alimento ser sua medicina.

” Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pelo séc 2300aC, já se referia a capacidade de os alimentos serem considerados como terapeutica.
Mais tarde, a Medicina Ortomolecular nos deu esse conhecimento para encontrar a relação entre certos nutrientes dos alimentos e funções biológicas que desempenham no nosso corpo; Assim, descobrimos que certos alimentos podem ajudar a prevenir a doença e ao mesmo tempo prevenir o envelhecimento , muitos dos fatores associados podem ser modificados através de uma dieta cuidadosa, especialmente evitando coisas que aceleram o dano celular .

fontes de anti-oxidantes

fontes de anti-oxidantes

Nesse sentido, temos de saber reconhecer os fatores  e como evitá-los.
O principal elemento a ter em mente quando se trata de envelhecimento precoce como é a quantidade de radicais livres que circulam em nosso sistema.

Os radicais livres são produtos biológicos que nosso corpo produz ou preventivamente, como mecanismo de defesa ou como resíduos metabólicos. Elementos a serem produzidos pelo organismo, que também têm mecanismos para combater e não degradam nossas próprias células.

E onde podemos encontrá-los em geral? 

Em termos gerais, pode-se dizer que as frutas, legumes e grãos contêm uma boa quantidade de antioxidantes e alimentos industrializados ou muito processados ​​contêm e são geradores de grandes quantidades de radicais livres.

Sabemos que o mirtilo tem elementos que impedem a Escherichia coli de se anexar às paredes uroteliais da bexiga, ajudando a combater a cistite; mas também antocianidinas, que são poderosos antioxidantes que atuam especificamente no nível dos olhos, evitando a deterioração prematura de vista.

Os crucíferos (repolho, brócolis, couve-flor, etc.) têm selênio, outro antioxidante que, entre outras coisas nos ajuda aprevenir câncer e melhora a qualidade do esperma nos homens, e neutraliza os radicais livres gerados entre outros pelo tabagismo,
O alho e a cebola têm enxofre, necessário para sintese de enzimas antioxidantes como a glutationa peroxidase; o gérmen de trigo tem a vitamina E, um outro potente antioxidante,
citrinos, kiwis e salsa tem grandes quantidades de vitamina C.

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This entry was posted on 26 de Maio de 2014 by in desporto, minerais, nutrientes, temas interessantes, vitaminas and tagged , , , .

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