vilabio

saúde mais perto de si

O que é um processo alérgico?

Quando o organismo detecta um alergénio surge uma reacção imunitária adversa na tentativa de expeli-lo do corpo. Apesar de ocorrerem reacções alérgicas em resposta a vírus e bactérias, normalmente surgem em resposta a produtos exteriores não infecciosos. As alergias aparecem, tendencialmente, nas zonas do corpo onde o sistema imunitário é activado (mucosas nasal, respiratória, gastrointestinal e pele).

Como funciona uma reacção alérgica?alergias

O ser humano vive num ambiente repleto de substâncias susceptíveis de produzir respostas imunológicas. O contacto com antigénios induz uma resposta imunitária protectora mas, também, a uma possibilidade de reacções prejudiciais aos  tecidos.

As respostas imunitárias podem surgir de antigénios exógenos ou endógenos.

Quando um antigénio invade o organismo o sistema imunitário reage produzindo IgE (anticorpo), gerando sintomas associados. Os IgE permanecem ligados a outros elementos de defesa imunitária (eosinófilos, basófilos, mastócitos) que revestem as vias respiratórias, intestinos e pele. Numa exposição futura ao alergénio, os anticorpos  ligam-se a ele e informam os mastócitos que libertam a histamina e outras  substâncias que originam os tão indesejados sintomas alérgicos. A histamina (mediador químico) exerce um efeito intenso ao nível da pele, mucosas, olhos, pulmões e tracto gastrointestinal tendo a maioria das reacções alérgicas um tropismo para esses órgãos.

Conforme o tipo de alergia os sintomas podem ir desde os espirros, corrimento ou obstrução nasal, prurido ocular ou dérmico, olhos lacrimejantes (febre-dos-fenos), urticária, enxaquecas, diarreia ou mesmo a um colapso sistémico potencialmente fatal (choque anafilático). dérmico, olhos lacrimejantes (febre-dos-fenos), urticária, enxaquecas, diarreia ou mesmo a um colapso sistémico potencialmente fatal (choque anafilático).

 

No mercado existem alguns suplementos alimentares muito eficazes para tratamento deste problema.

Ver aqui. Afastamdo os desagradáveis simtomas dos anti-histaminicos químicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 23 de Junho de 2014 by in curiosidade, temas interessantes, terapias and tagged , , .

Navegação

Follow vilabio on WordPress.com

já viram

O grande dia11 de Junho, 2014
O grande dia chegou.
%d bloggers like this: