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Como vou conseguir deixar de fumar?

O mau hábito do uso do cigarro têm consequências em vários aspectos nutricionais, uma vez que o cigarro promove várias alterações corporais, tais como:Ajuda para parar de fumar

# Diminuição do apetite ao atuar no sistema nervoso central. Afeta a atividade da serotonina e dopamina, substâncias neurotransmissoras no controle da fome; na abstinência o indivíduo sente fome mais frequentemente;

# Alteração do paladar com a diminuição ao longo do tempo, das percepções olfativas e por consequência do aroma dos alimentos. Tal situação pode estar relacionada ao menor consumo de frutas e hortaliças, que normalmente o tabagista tem;

# Aumento da formação de radicais livres e, por consequência, da demanda de nutrientes antioxidantes, os quais estão presentes em diversos alimentos, principalmente os de origem vegetal;

# Aumento do efeito termogênico, ou seja, o cigarro pela presença de nicotina acelera o metabolismo corpóreo e ajuda a manter o peso. Ocorre o aumento do consumo de energia em cerca de 200 kcal ao dia;

# Todos esses efeitos são maléficos à saúde, mesmo este último. O controle de peso deve ser realizado a partir do conhecimento da boa alimentação.

 

Indico agora aqui alguns alimentos funcionais que irão auxiliar de forma positiva na diminuição da ansiedade e consequentemente auxiliar no controle de peso.

  1. ÁGUA: beba pelo menos 2 litros ao dia. Isso auxilia no trabalho de limpeza e desintoxicação do corpo, eliminando através da urina, toxinas acumuladas;

    alimentos benéficos para deixar de fumar

  2. ALFACE: controla a irritação, pois a lactucina presente no talo, funciona como calmante;
  3. AVEIA E CASTANHA DO PARÁ: o alto teor de selênio gera um potente antioxidante que elimina os radicais livres e atuam na preservação do sistema cardiovascular;
  4. BANANA E ABACATE: frutas riquíssimas em triptofano, precursor de serotonina, hormônio que atua na sensação de prazer e bem estar, garantindo sono tranquilo;
  5. FRUTAS CÍTRICAS: pesquisas têm associadoconsumo de vitamina C à diminuição de secreção de cortisol ( hormônio presente na resposta ao estresse). Diminuindo o quadro de estresse, diminui também a vontade de fumar;
  6. MEL: auxilia em uma maior produção de serotonina, que está ligada às alterações de humor;
  7. UVA: rica em resveratrol e vitaminas do complexo b, auxiliam no funcionamento do sistema nervoso central.
  8. FIGO E BATATA: ricos em zinco, esse mineral ajuda no processo de expulsão do dióxido de carbono;

Evite carne vermelha, café e bebida alcóolica. Estes alimentos estimulam o fumo.

 

Mas com isto a suplementação não deixa de ser importante.

Como o fumo é uma das principais causas da formação de radicais livres no nosso organismo

VITAMINA C – O ser humano é o único mamífero que necessita de ingestão de vitamina C. Os demais mamíferos sintetizam autonomamente avitamina C que necessitam. O TABAGISMO é tido como um dos maiores predadores da vitamina C e um dos maiores produtores de radicais livres no organismo humano.O uso diário de vitamina C minimiza aos efeitos nocívos do tabagismo.

a vitamina c tem um papel fundamental para quem quer deixar de fumar

XAROPE DOS FUMADORES – Ajuda a combater os maleficios do tabaco.

Neutraliza os inconvenientes a que estão sujeitos os fumadores e fortifica as vias respiratórias, limpando-as da camada de alcatrão acumulado ao longo dos anos.
A raiz de énula, marroio assim como os óleos essenciais de eucalipto, louro e murta agem em sinergia para libertar as obstruções das vias respiratórias. Este xarope dá um alívio rápido e permite aos fumadores respirar mais livremente.

 

Atenção às vitaminas.

Nas primeiras semanas, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A (cenouras, espinafres ou atum), C (citrinos, quivis, tomate ou pimentos) e vitaminas do grupo B, que aceleram a eliminação de nicotina do organismo (gérmen de trigo ou levedura de cerveja). Também é útil comer muita fibra para estimular o trânsito intestinal, que fica mais lento logo depois de se deixar de fumar.

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This entry was posted on 30 de Junho de 2014 by in alimentação bio, curiosidade, suplementos bio certificados and tagged , , , .

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O grande dia chegou.
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